Previdência Empresarial

Esta forma coletiva das empresas contratarem um plano de Previdência Privada é considerada um excelente benefício oferecido para funcionários, pois, demonstra para o mercado a preocupação em criar uma alternativa para garantir o mesmo padrão de vida durante a aposentadoria de seus colaboradores.

Preocupadas com sua imagem, as Empresas têm procurado cada vez mais oferecer esse tipo de benefício que agrega valor a instituição.

Os planos de Previdência Privada que podem ser contratados de forma coletiva são os mesmos dos planos individuais: PGBL e VGBL.

A grande diferença está no custo, pois, nos planos coletivos as taxas de carregamento e de administração podem ser até 50% menores do que nos planos individuais.

O mercado oferece 3 formas de contratação de planos empresariais:

1 - A empresa contribui em nome do funcionário e pode estabelecer as regras para o resgate dos valores ou concessão da aposentadoria.

2 - Os funcionários também contribuem junto com a empresa, respeitando os percentuais pré-estabelecidos.

3 - Apenas os funcionários contribuem.
Considerando que nos planos individuais as taxas são maiores, ainda assim vale a pena esta forma de contribuição.

Segundo pesquisas, o benefício da Previdência Empresarial é o 2º item mais importante na escolha de um profissional por uma empresa.
No mercado nacional as grandes empresas optam pelo primeiro modelo, considerando também que os valores contribuídos podem ser deduzidos do Imposto de Renda como despesas operacionais do seu lucro real.